Google Classroom – A Sala de Aula do Google, agora para você

Resultado de imagem para Google classroom

Faz uns dois anos o Google apresentou uma ferramenta chamada Google Classrom ou Sala de Aula Google cuja finalidade era ajudar a organizar conteúdos e atividades acadêmicas. O único senão estava em que só teria acesso a esta ferramenta quem tivesse uma conta institucional.

A partir de março deste ano isto mudou. O Google Classroom foi liberado para os usuários que não possuem vínculos com instituições que fazem uso do GSuite.
Por causa da restrição pouca gente conhecia esta novidade.  Então vamos aqui começar uma breve apresentação do que seja o Google Classroom. Caso você deseje maiores informações deixe seus comentários.

O que é o Google Classroom

Resultado de imagem para google classroom
Como o próprio nome indica agora é possível criar turmas e definir os conteúdos e atividades que cada turma acessará. Na verdade temos apenas um nome novo para serviços que já funcionavam antes. Por exemplo, uma turma não é nada mais do que aquele grupo que a gente já organizava com os emails. Também era possível compartilhar uma pasta do GoogleDrive com indivíduos ou grupos. Só que fazer isto dava um trabalho danado.

Como funciona

Imagem relacionada

O Google Classroom apresenta uma interface mais próxima de um LMS, como o bom o velho Moodle. Só que como todo o ecossistema Google, basta sua senha do Gmail para acessar o ambiente.
A vantagem é que você poderá utilizar os arquivos que você já produziu e armazenou no Google Drive e incorporar os vídeos que estão lá no YouTube. Além disso poderá inserir links para outras páginas da internet. Comentários no próprio corpo da “aula” também poderão ser agregados.

Também no celular

Resultado de imagem para Google classroom

A sala de aula do Google também pode ser acessada via smartphone. Basta acessar o Google Play e instalar o app diretamente no seu smartphone/tablet e ou isto poderá ser feito pelos alunos em seus equipamentos.
Isto é um grande avanço, muitos LMS não possuem versões específicas para dispositivos móveis. Com esta ferramenta será possível tanto produzir como participar de um curso online em um ambiente muito mais amigável.

Como acessar

Basta ir ao endereço http://classroom.google.com e solicitar seu acesso à plataforma. Ela é gratuita, porém neste momento não está automaticamente disponível para todos os usuários. Em alguns dias será possível experimentas suas possibilidades.